FFS-21

O Laboratório de Sistemática e Ecologia de Insetos, apesar de ter sido criado a partir da abertura do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical da UFES, em 2010, tem suas origens em 2006 a partir da expansão da UFES para a cidade de São Mateus.

Coordenado desde então pelo prof. Frederico Salles, o LabSEI sempre buscou, como seus maiores objetivos, formar alunos de graduação e pós-graduação de qualidade e interessados em pesquisar aspectos taxonômicos, filogenéticos, biogeográficos e ecológicos de insetos, com ênfase maior em insetos aquáticos.  E para tal, contou sempre com a atuação de parceiros importantes de diversas instituições, nacionais e internacionais (veja no nosso link).

Quando o laboratório começou as suas atividades, o que se conhecia a respeito da entomofauna aquática no Espírito Santo era quase nulo, com exceção de Odonata.  Ampliar o conhecimento dos insetos aquáticos no estado foi nossa primeira missão e continua sendo uma atividade importante do LabSEI.  Desde o início das nossas atividades, a partir da elaboração de diversos projetos (link), foi possível ampliar significativamente o conhecimento acerca do grupo em todo o estado.

Os trabalhos desenvolvidos pelo LabSEI, certamente, não se restringem ao Espírito Santo.  A cada ano, em virtude da maior complexidade e abrangência das perguntas que buscamos responder, as áreas de estudo vem se tornando cada vez mais amplas (link).

Atrelado aos projetos desenvolvidos por nossa equipe, encontra-se a seção de insetos aquáticos da Coleção Zoológica Norte Capixaba (CZNC).  Os grupos mais representados na coleção estão diretamente relacionados com os objetivos dos projetos realizados pelo LabSEI.  Por conta disso, a maior parte do material identificada ao menos em nível genérico e devidamente tombada na coleção, pertence aos seguintes táxons: Ephemeroptera, Trichoptera, Odonata, Plecoptera, Heteroptera (Nepomorpha e Gerromorpha) e Simuliidae.  Nosso acervo, obviamente, encontra-se totalmente disponível para consultas.